quinta-feira, 19 de maio de 2011

São Sebastião do Rio de Janeiro



Não é que saiu nossa viagem ao Rio.. Então, os alunos da Escola Servita Regina Pacis estão mais que convidados a embarcar em uma odisséia cultural pela cidade mais bela do planeta na companhia do não menos belo professor de história (hehe).

Foi capital do Brasil Colônia a partir de 1763, capital do Império Português na época das invasões de Napoleão, capital do Império do Brasil, e capital da República até a inauguração de Brasília, na década de 1960. É também conhecida por Cidade Maravilhosa.

Nosso deslumbramento já ocorrerá antes mesmo da chegada à metrópole. Almoçaremos no primeiro dia de viagem em um restaurante na Serra dos Órgãos, próximo a Petrópolis. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma unidade de conservação situada no maciço da Serra dos Órgãos, abrangendo os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, com uma área de 20.030 hectares.
Tão logo instalados e acomodados em um hotel da Zona Sul, nos direcionaremos para uma proveitosa visita ao Museu da República, localizado no Catete, próximo ao hotel. 
O MUSEU DA REPÚBLICA ocupa o antigo Palácio Nova Friburgo (no Império), depois Palácio do Catete (na República), que durante 63 anos foi o coração do Poder Executivo no Brasil. Foi inaugurado em 15 de novembro de 1960, após a transferência da capital para Brasília. Em seguida iremos para o Botafogo Praia Shopping, onde a sétima arte se fará presente. Filme ainda a definir.

Bom, assim concluímos o primeiro dia de uma jornada (16/06).  

Após uma boa noite de descanso, todos de pé e bem dispostos para um dia cheio de atrações incríveis. Vamos a elas! Primeira parada: Jardim Botânico. Para transmitir ao público em geral o inestimável valor do acervo para a busca comum de melhor qualidade de vida do planeta, o Jardim Botânico desenvolve atividades de Educação Ambiental. Pela importância histórica, cultural, científica e paisagística, o Jardim Botânico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e sua área foi definida pela UNESCO como área de Reserva da Biosfera.

O Rio respira história e é com esse intuito que nos direcionaremos para a Centro e visitaremos o Theatro Municipal.
Um dos mais bonitos prédios do Rio de Janeiro, localizado na Praça Floriano, conhecida como Cinelândia, o Theatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Desde a sua inauguração, em 14 de julho de 1909, o Theatro tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes brasileiros, da dança, música e da ópera.

A alguns passos do Theatro Municipal está o Museu Nacional de Belas Artes. O acervo do MNBA teve origem no conjunto de obras de arte trazido por D. João VI de Portugal, em 1808, ampliado alguns anos mais tarde com a coleção reunida por Joachin Lebreton, que chefiou a chamada Missão Artística Francesa, formando a mais importante pinacoteca do país. Este núcleo original foi enriquecido com importantes incorporações ao longo do século XIX e início do século XX.

Seguiremos, após o almoço em um restaurante em uma das ruelas históricas do Centro, para a Biblioteca Nacional. A BN do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina. O núcleo original de seu poderoso acervo calculado hoje em cerca de nove milhões de itens. É a antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.
Sem perder o fôlego e a sede cultural, nossa próxima visita será o Real Gabinete Português de Leitura. Pelo seu prestígio nos meios intelectuais, pela beleza arquitetônica do edifício da sua sede, pela importância do acervo bibliográfico e ainda pelas atividades que desenvolve, o Real Gabinete Português de Leitura é, a todos os títulos, uma instituição notável e que muito dignifica Portugal no Brasil.

Para finalizar um dia tão proveitoso, que tal um lanche na Confeitaria Colombo?!



De sua inauguração em 1894 até os dias de hoje, a Confeitaria Colombo conserva intacta a sua própria essência: a de cultivar, dia após dia, a qualidade de seus produtos e serviços, preservando também sua própria história. Foi assim que tornou-se, inclusive, patrimônio cultural e artístico de nosso país.

Se faz necessário o retorno ao hotel para, depois de um bom banho, mais uma noite de descanso.


Já no sábado (18) pela manhã nosso destino é o bairro da Urca, onde faremos parte, mesmo que momentaneamente, de uma das mais deslumbrantes paisagens do mundo. Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento que se tornaria mundialmente famoso - o BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR. Hoje, a visão dos bondinhos, no seu constante vaivém, está incorporada à paisagem carioca. Construído, operado e mantido pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, o complexo turístico Pão de Açúcar foi criado para o divertimento de milhares de pessoas num local privilegiado pela beleza panorâmica.

Após o almoço finalizaremos nossa jornada cultural no bairro de São Cristóvão. O Museu Nacional/UFRJ está vinculado ao Ministério da Educação. É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant'Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país. Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à Universidade do Brasil em 1946. Atualmente o Museu integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Alojar-se no Paço de São Cristóvão, a partir de 1892 - residência da Família Imperial brasileira até 1889 - deu ao Museu um caráter ímpar frente às outras instituições do gênero. Por estar situado no mesmo local que serviu de moradia a família real por vários anos (onde nasceu D. Pedro II e se realizou a 1ª Assembléia Constituinte Republicana), hoje, atua na interface memória e produção científica.

Ufa! Apenas mais um lanche e de volta pra terrinha... Ah, mas com uma bagagem cultural fantástica e muitas histórias para contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário